O Tema Transversal Segurança, será desenvolvido
no percorrer da Iª Unidade, de forma interdisciplinar, sempre integrando o
assunto através das distintas situações de atividades e pesquisas que busquem o
envolvimento e a criatividade, na efetiva participação dos educandos, em
parceria com educadores e toda a comunidade escolar.
O estudo sobre Segurança busca contribuir
efetivamente na conscientização destes estudantes sobre a preservação e redução
de acidentes, através dos cuidados necessários para efetiva proteção da vida.
Dessa forma, a equipe pedagógica da Escola
utilizará de uma gama enorme de estratégias para abordar a temática, que será
dividida em dois subtemas: Segurança no Trânsito e Segurança em Casa. E assim
alcançar o objetivo citado abaixo.
Objetivo
Geral
Desenvolver os valores essenciais à vida plena com
segurança e à convivência socialmente justa por meio da Educação.
Segurança
no Trânsito
O homem sempre teve necessidade de se deslocar de
um lugar a outro em busca de alimentos, outros bens e serviços essenciais para
sua vida.
Atualmente, nas cidades modernas o trânsito
representa um enorme dilema para a vida das pessoas, pois ao mesmo tempo em que
ele permite o acesso a inúmeros locais onde são oferecidos serviços essenciais
públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos
males, como por exemplo: congestionamentos, poluição ambiental, acidentes e,
ainda, problemas de convivência entre pessoas.
Grande parte das atuais questões urbanas estão
relacionadas direta ou indiretamente ao trânsito. As inúmeras desigualdades
sociais de nosso país se manifestam também no trânsito, por que os recursos de
transporte têm uma distribuição assimétrica dentro dos espaços urbanos,
ocasionando desigualdades entre as diferentes classes sociais.
Sabendo do importante papel transformador da
sociedade que a Escola e a Educação possuem, nos últimos anos, dentro das
Políticas Educacionais o “trânsito” tem sido abordado através do tema
transversal: Segurança, para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes
e responsáveis, refletindo assim na solução desses problemas.
Objetivos Específicos:
- Identificar a Educação para o Trânsito como
fator de segurança pessoal e coletiva;
- Colaborar para a formação de comportamentos que
proporcionem segurança no trânsito;
- Saber reconhecer e interpretar as principais
formas de sinalização no trânsito;
- Desenvolver a atenção e a percepção,
aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em
sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo,
humildade, etc.
Segurança
em casa
É
dentro do lar, onde os educandos passam a maior parte do tempo, que estão
alguns dos maiores perigos.
Quando
se trata desse tema, não se pode pensar apenas nos riscos que ele corre na rua,
mas também dentro de casa, onde se registra grande parte dos acidentes
domésticos.
Os
problemas mais comuns são queimaduras com líquido quente, intoxicações (devido
ingestão de remédios e produtos de limpeza), traumas por quedas (de móveis e
escadas) e afogamento (em piscinas, baldes de limpeza, banheiras e até vasos
sanitários).
Para
tanto, desenvolveremos este Tema Transversal com o intuito de orientar nossos
educandos para que estes aprendam a adotar os cuidados adequados que evitem
situações de risco, transformando seus lares em ambientes mais seguros.
Objetivos
específicos:
- Conscientizar que o lar pode se tornar um lugar
muito perigoso se não tomarmos as devidas precauções;
- Colaborar para a formação de comportamentos que
proporcionem segurança no lar;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros
socorros.
Situações
didáticas
- Observação
do meio;
- Cuidados
com o meio ambiente;
- Projeção
de filmes sobre o tema;
- Participação
em jogos sobre o tema;
- Atividades
de pesquisa sobre o tema na internet;
- Contagem
de histórias referentes ao tema;
- Leitura
de textos para estudar (textos de sites, de revistas, de enciclopédias e de
jornais);
-Elaboração
de textos: slogans, poemas, entrevistas, dicas de segurança, murais, placas,
tabelas e gráficos;
- Ilustração
por meio de desenhos, dobraduras ou maquetes que representem o entorno da
escola e as características do trânsito;
- Atividades
que auxiliem alunos a atravessar as ruas com segurança.
- Utilização
de recursos tecnológicos disponíveis na escola para elaborar os trabalhos (TV,
DVD, DATA SHOW, computador, calculadora);
-Realização
de Campanhas Educativas sobre o Trânsito por meio de cartazes.
Avaliação
A
avaliação acontecerá de forma processual através de diversificadas estratégias
que possibilitarão observar as atitudes e os procedimentos dos envolvidos, após
os trabalhos realizados.
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